domingo, 27 de janeiro de 2013

Tragédia em Santa Maria

      Incêndio em boate mata mais de 200 pessoas


É com um certo pesar que, escrevo este tópico endereçando meus sinceros votos as famílias que perderam seu entes queridos na tragédia de Santa Maria (RS), no incêndio da boate "Kiss"que provocou a morte de -mais ou menos - 240 pessoas. 
Mas o que pensar de um fato desses? Quais as causas do incêndio? A boate estava superlotada? Houve demora no atendimento aos feridos, ocasionando assim mais mortes? Tenho certeza que essas perguntas embora muito importantes do ponto de vista investigativo, não vão fazer muita diferença nas famílias que tiveram perdas irreparáveis. A questão que levanto aqui no blog é porque volta e meia temos que perder tantas e tantas vidas para que alguma coisa - pouca ou nenhuma - venha a ser feita pelas autoridades desse país. Minha pergunta é: Como que uma boate com capacidade para 800 pessoas ou mais, não tem saídas de incêndio e de emergência, bem sinalizadas e de fácil acesso? Veja bem que não estamos falando desses "puxadinhos" feitos, principalmente em fundo de bares - onde predominam forró e funk - em todo país que arrastam multidões todos os finais de semana e que não fazem ideia do perigo que estão correndo. Estamos falando de uma boate que - ao ver as imagens antes do ocorrido - parecia ser uma boate com uma certa estrutura, destinada a um público de classe média alta e situada perto da prefeitura da cidade.



De acordo com o  Comandante do corpo de bombeiros o tenente coronel, Moisés da Silva o alvará da boate estava vencido desde agosto do ano passado, impedindo assim o funcionamento da casa de shows em sua "normalidade". Segundo relato da fotografa oficial da boate que conseguiu escapar ilesa porque estava na área VIP da boate, tinha por volta de umas 1000 (mil) pessoas dentro da boate na hora do ocorrido. A fotografa disse também que ao sair da boate, quase bateu em um táxi porque os taxistas em frente a boate não queriam evacuar a área para não perder as corridas. De acordo com outro relato na hora em que o fogo começou e as pessoas tentaram sair da bote apavoradas foram impedidas pelos seguranças que formaram uma barreira na porta da boate de braços abertos temendo que as pessoas tentassem sair sem pagar. Logo após se darem conta da gravidade da situação, ajudaram no socorro. Pessoas que estavam na boate afirmaram que o socorro chegou rápido, policia, bombeiros, Samu.


"Agente puxava gente pelo cabelo, pela roupa, muita gente saiu só de calcinha ou cueca, muitas sem camiseta, talvez pra se proteger da fumaça, diz um jovem que estava no local da tragédia, segundo ele muitas pessoas foram para a porta dos banheiros pensando ser a saída  estavam desorientadas pela fumaça que se espalhou rápido pelo local.


Espero que tragédias como essa, assim como foi a da fonte nova em que o estádio estava em condições precárias, e de vários outros locais que deviam ser fiscalizados regularmente  sirvam para mostrar as autoridades que muita coisa precisa ser feita, a respeito de casas de show. Como que uma boate que já recebeu mais de mil pessoas em seus espetáculos,não tem fiscalização? Acredito que a fiscalização até pode ir nas boates, mas ai "rola aquele famoso agrado" e fica tudo certo, né? NÃO, para essas famílias que agora só encontrarão consolo em DEUS que é o único que pode amenizar a dor de cada uma delas...

Fonte: G1.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários são o combustível de um blog, Não seja tímido comente, de forma cordial e educada, estamos interessados em suas opiniões!